segunda-feira, 14 de julho de 2008

Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz era comunista, autora do livro O Quinze, obra que aborda o tema da seca, foi presa em 1937 por defender idéias esquerdistas.
Autora dos livros João Miguel, Caminho de Pedras e Três Marias. Dedicou-se ao teatro e ao jornalismo, foi a primeira mulher a entrar na academia brasileira de letras.
Em 1992 a autora surpreendeu o público com o livro Memória de Maria Moura, seus textos ganharam a agilidades de despertar o gosto da leitura do grande público. Suas obras denunciam a realidade social introduzindo também elementos psicológicos.

José Lins do Rego

José Lins do Rego: um retrato da decadência dos engenhos de cana, nordestino do século XX, vindo de uma família de engenhoca, neto do coronel José Paulino um importante dono de terra da Paraíba.
Este inteligente menino de engenho com a extraordinária capacidade tinha uma linguagem fluída, solta e popular.
Embora não fora ideológico e nem crítico, José Lins do Rego retratou poucas transformações econômicas, sociais políticas nordestina na década do século XX. Além disso retratou ao imaginário a sua literatuta sobre o povo nordestino.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Vida e obras de José Lins e Rachel de Queiroz


Este blog foi criado pensando em você que está sempre informado e atualizado na linguagem literária.
Mas por quê literatura? Talvez você pense que a literatura é coisa que ficou no passado, mas ela resiste e nos leva a entender de maneira enriquecedora uma linguagem mais expressiva e compreensiva, num texto há vários meios de interpretação, em uma música há várias maneiras de ouví-la, por isso, este blog vem trazer orientação e integração co a literatura. Criado pelos alunos do 3ªC do colégio Estadual Roberto Santos, instituído pela lingua portuguesa, a literatura no seu cotidiano.